Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Por William Santos – No nosso primeiro podcast, trouxe o assunto dos combustíveis para o centro do debate. É preciso entendermos os motivos que estão levando a esse aumento e também exigir dos governadores estaduais que tirem o peso do ICMS do custo total. Afinal, todos os brasileiros estão sofrendo com a pandemia. A “economia a gente vê depois”, chegou!
No dia 13 de outubro, durante o programa Realidade Nortão, que apresento todas as manhãs na Radio Nortão 89,5 FM, respondi de forma simples e de fácil entendimento para os ouvintes como é feita a precificação dos combustíveis e o motivo de governadores não aceitarem diminuir o imposto estadual (ICMS).
Esse imposto, no caso do Amazonas, é de 25% retido na fonte. Valor esse que é passado para o consumidor final.
Na tabela que usei, referente ao dia 13 de outubro, retirados do site da Petrobras, deixo claro que a gasolina sai da refinaria ao preço de R$1,95 centavos e o preço na bomba chega a 6,50 no município de Borba – AM. Em Manaus o preço médio gira em torno de R$5,79!
Essa tabela pode ser facilmente consultada com os valores atuais no site .
Assista e comente o que achou. Apesar do vídeo já ter um tempinho, acredito que ele ainda esteja bem atual!
#icms #combustivel #covid #pandemia #amazonas #radio #radialista #comunicador #lockdown #vacinação #governadores #bolsonaro #petrobras #dolar