Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Sobe pra 22 número de casos da variante ômicron no Amazonas, diz secretário de Saúde - Portal Nortão


No comando: Amor sem fim!

Das 10 às 20:00

No comando: Music Paradise

Das 10:00 às 12:00

No comando: Top Fã – Nortão

Das 14:00 às 15:00

Sobe pra 22 número de casos da variante ômicron no Amazonas, diz secretário de Saúde

Sobe pra 22 número de casos da variante ômicron no Amazonas, diz secretário de Saúde

O número de casos confirmados da variante ômicron no Amazonas subiu para 22, nesta segunda-feira (10). O aumento no número de infectados foi divulgado pelo secretário estadual de Saúde, Anoar Samad, através de redes sociais.

O primeiro registro de infecção pela variante da Covid-19 no estado foi confirmado pelos órgãos de saúde no dia 4 de janeiro.

Na ocasião, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), informou que primeiro caso confirmado foi de uma mulher, de 27 anos, que chegou em Manaus após uma viagem a Fortaleza, com sintomas gripais.

No dia 7 de janeiro, foram processadas 144 amostras e 21 foram confirmadas com a nova variante. Os casos confirmados estão sendo monitorados e orientados a cumprirem isolamento domiciliar por 14 dias, com o objetivo de conter a disseminação da Covid-19.

A identificação dos 21 casos foi emitida por relatório, nesta segunda-feira (10/01), pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia). O instituto realiza o sequenciamento genético identificando a linhagem do novo coronavírus, a partir das amostras coletadas nas unidades de saúde do Amazonas, incluindo os postos de testagens nas três portas de entrada do Amazonas (Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Porto de Manaus e Terminal Rodoviário Eng. Huascar Angelim).

Na publicação, Anoar Samad informou que mais de 100 mil manauaras ainda não tomaram nenhuma dose de vacina, que mais de 500 mil amazonenses ainda não tomaram a segunda dose e fez um apelo para que a população se imunize e siga as medidas de prevenção.

“Procurem logo uma unidade de suas prefeituras. Em Manaus ainda temos o sambódromo e a carreta da vacinação. Vacinem-se, usem máscaras, lavem as mãos com frequência e evitem aglomerações”, disse o secretário na publicação.

Medidas de prevenção
Na ocasião que o primeiro caso da variante foi confirmado, a FVS-AM reforçou a necessidade de adesão às medidas de prevenção não farmacológicas, como uso de máscaras, evitar locais fechados e pouco ventilados e adotar medidas de distanciamento social e de etiqueta respiratória, além da higienização das mãos.

O órgão também informou que o Amazonas mantém os Postos de Triagem (realização de testes diagnósticos para COVID-19) nos portos, aeroportos e rodoviária na capital e nos municípios do interior.

A FVS-AM pede que os viajantes que retornaram de países e estados brasileiros onde foram identificados casos da variante Ômicron, informem sua chegada ao CIEVS Estadual através dos contatos de telefone: (92) 3182-8932 e e-mail: cievsam@gmail.com.

Outra recomendação é que seja realizado o exame diagnóstico e mantido, em casos positivos de Covid-19, o isolamento social por 14 dias.

Deixe seu comentário: